quinta-feira, outubro 26, 2006

Sexta - Feira - Musica

GNR




O meu destaque esta semana vai para uma banda que comemorou no dia 25 deste mês 25 anos de carreira, com um magnifico concerto no Coliseu do Porto. ( Memorável ), Rui Reininho melhor que nunca.

Banda portuguesa formada no Porto no início de 1980, os elementos iniciais do grupo eram Toli César Machado (bateria), Alexandre Soares (guitarra) e Vítor Rua (guitarra). Pouco tempo depois entra para a banda o baixista Mano Zé que já tinha tocado com Rui Veloso. Os GNR (acrónimo de Grupo Novo Rock) foram um dos grupos que melhor corporizaram o chamado rock português no início da década de 80. Formada actualmente por Toli César Machado (bateria), Jorge Romão (baixo) e Rui Reininho (vocalista), a banda conheceu várias formações ao longo dos tempos e também inúmeras polémicas. A banda é um dos grandes símbolos da cidade do Porto, por tudo o que sempre significou e ainda pelo carinho que sempre demonstraram pelo povo da zona.



1982 - Independança (LP, do qual se extraiu o êxito "Hardcore [1.º escalão]")
1984 - Defeitos especiais (LP, com os êxitos "Piloto automático" ou "Mau pastor")
1985 - Os homens não se querem bonitos (LP, com os êxitos "Dunas" e "Sete Naves")
1986 - Psicopátria (LP, com os êxitos "Efectivamente", "Pós modernos" e "Bellevue")
1989 - Valsa dos detectives (LP, com os êxitos "Impressões digitais" e "Morte ao Sol")
1990 - GNR in vivo (álbum gravado ao vivo no Coliseu dos Recreios em Lisboa)
1992 - Rock in Rio Douro (CD, contando com os duetos com Javier Andreu em "Sangue Oculto" e Isabel Silvestre em "Pronúncia do Norte", e ainda os temas "Ana Lee" ou "Sub-16")
1994 - Sob escuta (CD, com os êxitos "+ Vale Nunca", "Las Vagas" ou "Dominó")
1996 - Tudo o que você queria ouvir - o melhor dos GNR (compilação de êxitos, inclui ainda os originais "Julieta Su&Sida", "Pena de morte" e "Corpos")
1998 - Mosquito (CD, com os temas "Ananás", "Mosquito", "Saliva" ou "Tirana")
1999 - Os Homens Não Se Querem Bonitos (CD, com o êxito "Apartheid Hotel")
2000 - Popless (CD, com os temas "Popless", "Essa Fada" e "Asas (Eléctricas)", que serviu de banda sonora ao primeiro telefilme da SIC, Amo-te Teresa)
2002 - Câmara lenta (compilação, com dois inéditos, "Vocês" e "Nunca Mais Digas Adeus")
2002 - Do lado dos cisnes (CD, com "6.ª feira (um seu criado)", "Morrer em português", "Tu não existes" ou "Canadadádá")
2006 - ContinuAcção - O Melhor Dos GNR Vol. 3 (CD duplo, 3ª Colectânea de êxitos dos GNR, com 33 temas, entre os quais 11 nunca editados em CD)


Com um infindável numero de concertos, deliciam sempre os seus fãs, que esperam sempre algo de novo do inevitávél Reininho. Dono de uma voz inconfundivel, e senhor nas palavras que escreve.

O blog do Duarte aproveita para mandar um grande abraço para o Rei Reininho, e para o resto da banda, com os votos de parabéns, e que daqui a 25 anos estejamos a comemorar os 50.

1 comentário:

Donato disse...

Foi um belo concerto, o do Coliseu do Porto. Vou mandar-te umas fotos para postares.