sexta-feira, outubro 20, 2006

Sexta - Feira - Música



O meu destaque semanal vai para uma das melhores bandas Portuguesas de todos os tempos. Infelizmente para todos os seus fãs, já desapareceram das fileiras e tops nacionais.

Faço referência a esta banda simplesmente por ter sido e continuará a ser uma das minhas bandas de culto. Curiosamente começaram e acabaram (infelizmente) em anos capicua, 1991 - 2002.

Liderada por um homem, a quem a poesia não mete medo, e que vê e sente a musica como ninguêm, o grande MANUEL CRUZ.

Os Ornatos Violeta foram uma banda portuguesa de rock alternativo, com fusão de algumas outras tendências (incluindo o ska e o jazz), originária da cidade do Porto, composta por Manel Cruz na voz, Nuno Prata no baixo, Peixe na guitarra, Kinörm na bateria e Elísio Donas nos teclados. Com apenas dois albúns publicados, depressa se tornou uma referência na música portuguesa do final dos anos 90, embora a porção da sua carreira correspondente ao seu maior sucesso tenha durado apenas cerca de três anos, separando-se então os seus membros.
Em 1997 lançaram Cão!, o seu primeiro trabalho - que inclui o tema "Letra S", em dueto com Manuela Azevedo, vocalista dos Clã - um disco onde pela primeira vez se demonstrou a disponibilidade da banda de explorar um som misto, com o estilo específico de escrita de Cruz, para agrado de numerosos novos fãs e da maioria da crítica musical nacional.O seu último albúm, O Monstro Precisa de Amigos chegou em 1999, demonstrando uma produção mais cuidada e, de forma geral, um estilo menos activo e mais contido. Produziu os singles, "Ouvi Dizer", um dueto com Vitor Espadinha e "Capitão Romance", com Gordon Gano, vocalista dos aclamados Violent Femmes. Foi ainda neste ano que colaboraram no disco XX Anos XX Bandas, um tributo aos 20 anos dos Xutos e Pontapés, como uma versão do tema "Circo de Feras".

Após algum especulação quanto ao futuro da banda, os Ornatos Violeta terminaram em 2002. Para agrado de um bom número de fãs, surgiram mais tarde os Pluto, banda de rock ligeiramente mais tradicional, que inclui na sua formação, como vocalista e guitarrista secundário Cruz, e como guitarrista principal Peixe.

Sem comentários: