quarta-feira, novembro 08, 2006

USS ENTERPRISE

USS ENTERPRISE
É este o nome da menina dos olhos de ouro da armada norte americana.

O «USS Enterprise» é um dos maiores porta-aviões do mundo e está em Portugal. É o porta-aviões com mais reactores nucleares a bordo, tem uma tripulação superior a cinco mil marinheiros e transporta mais de 50 aviões. O «USS Enterprise» vai ficar em Lisboa até dia sexta-feira.
O porta-aviões tem 342 metros de comprimento, 18 pisos de altura e pesa 93000 toneladas. O «Enterprise» é auto-suficiente de a água e energia mas necessita de manutenção constante. O navio tem lojas, supermercado, cabeleireiros o que o transformam numa autêntica cidade. O «USS Enterprise» tem também diversos helicópteros e 65 aviões de combate, entre eles os F18.
Este foi o primeiro porta-aviões nuclear do mundo e foi construído em 1969 e será desactivado dentro de 3 a 5 anos.

Regressado do Iraque e do Afeganistão, onde apoiou os contingentes norte-americanos no terreno, o porta-aviões tinha esta manhã a sobrevoá-lo vários helicópteros e um "vaivém" privativo de cacilheiros ao seu serviço, transportando para terra parte dos cinco mil militares que habitualmente integram a guarnição do navio. Num enorme ancoradouro flutuante colocado na popa deste "gigante" dos mares (mais de 12 metros submersos, o porta-aviões está ancorado ainda longe da barra do Tejo) não faltam veleiros a anunciar cruzeiros pelo Tejo aos marinheiros que não estejam ainda cansados de mar e até lanchas de luxo. Em terra, uma "muralha" de contentores delimita um porto "improvisado" onde não falta um posto de controlo a quem entra ou sai dos cacilheiros apinhados de militares, uns que estão de regresso a casa, outros que simplesmente gozam a primeira paragem em terra firme depois de duas semanas de viagem desde o Dubai, onde o porta-aviões ancorou pela última vez. À saída do navio, os militares recebem um cartão a preto e branco com um pequeno mapa da cidade, com a "Cais do Sodre Station" e a "Docas Liberty Area" em destaque, um conversor de dólares para euros.

No hangar por onde se acede ao porta-aviões estão alinhados alguns dos 368 aviões que o navio transporta (oito esquadras de 46 aparelhos, entre caças F-18, aviões de guerra electrónica e helicópteros de ataque a submarinos). Nos andares em redor dispõem-se lojas, ginásios, barbearias, escritório de advogados e tudo o que pode ser encontrado em terra.

Se tiverem opurtunidade passem por lá, mais que não seja para avistá-lo ao longe.

Boa visita

Tenho dito

Sem comentários: